20
set
07

A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.

Definitivo, como tudo o que é simples.
Nossa dor não advém das coisas vividas,
mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram.
Por que sofremos tanto por amor?
O certo seria a gente não sofrer,
apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana,
que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável, um tempo feliz.
Sofremos por quê?
Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas,
por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos,
por todos os filhos que gostaríamos de ter tido junto e não tivemos,
por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado,
e não compartilhamos.
Por todos os beijos cancelados, pela eternidade.
Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco,
mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema,
para conversar com um amigo, para nadar, para namorar.
Sofremos não porque nossa mãe é impaciente conosco,
mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas angústias se ela estivesse interessada em nos compreender.
Sofremos não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada.
Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós,
impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam,
todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar.
Como aliviar a dor do que não foi vivido?
A resposta é simples como um verso:
Se iludindo menos e vivendo mais!!!
A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca,
e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade.
A dor é inevitável.
O sofrimento é opcional.

10 Responses to “A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.”


  1. 1 RAQUEL
    15 julho , 2010 às 5:03 am

    TEXTO PERFEITO !! ESSA É A PURA VERDADE A DOR É INEVITÁVEL, E O SOFRIMENTO OPCIONAL POR ISSO VOU VIVER MAIS E ME ILUDIR MENOS !!!. QUERO SEMPRE LEVAR ESSE TEXTO COMIGO SEJA PRA ONDE FOR POIS É NESSA VERDADE QUE EU QUERO CRIAR FORÇAS PRA VIVER.

  2. 2 suerda
    17 outubro , 2009 às 12:16 pm

    A + pura verdade!!!
    a dor e algo q nos oferecem, pois estamos sujeitos a nos amchucar com pessoas, atitudes…
    …mas o sofrimentoooo depende de nos, e algo q permitimos ou naum acontecer, e algo seu!!!
    Afinal a vida e feitos de desafios, muitoss deles nada agravel, a vida e algo a ser conquistadoooo a cada dia…
    LEMBRANDO tbm q as vezes e necessario sofrer pra poder aprender e se fortalecer!!!!
    A VIDA E MUITOO PRA SER INSIGNIFICANTE!!!!!

  3. 30 setembro , 2009 às 9:11 am

    Essa frase realmente é a mais perfeita que eu já ouvi e vì na minha vida, com ela eu vou aprender a viver mais e me iludir menos, pois até hoje sofro por uma amor que eu sacrifiquei, para ele ser feliz com outra pessoa, com isso eu acabei esquecendo de mim e só pensando no que eu não vivi ou no que eu poderia ter vivido.

  4. 4 Tininha
    19 setembro , 2009 às 1:00 pm

    Essa frase é tão perfeita!!! Foi com ela que superei a morte do meu filho… simplesmente deixei de sofrer e fiquei só com a dor, que já era (e é!) grande de mais!
    Hj Drummond não vive entre nós, mas permanece imortal com suas palavras que edificam e salvam vidas!!!

  5. 27 maio , 2009 às 5:03 am

    REALMENTE A DOR E INEVITAVEL,AGORA SOFRER?VE LA SE VOU PERDER MEU TEMPO SOFRENDO,SE NAO TENHO MAIS ALGUMA COISA,COM CERTEZA ESSA COISA NAO ME MERECIA,OU EU NAO A MERECIA…………….

  6. 6 Lilah Cal
    19 fevereiro , 2009 às 12:13 pm

    as vezes pessoas que nem temos contato podem nos ajudar tanto com pensamentos que expoem,e as vezes, pessoas de tão perto não ajudam, nao se importam conosco, simplesmente nao falam e nao expoem um pensamento gentil e significativo para nós, Carlos Drummond sem me conhecer, mudou minha forma de pensar e eu nem precisei retrucar com ele…

  7. 9 Simone
    23 março , 2008 às 1:19 am

    Realmente, este texto diz tudo!!! Devemos sim sempre, viver o hj e esquecer o amanha e se algo der errado A dor é inevitável.O sofrimento é opcional.!!!
    Perfeito!!


Deixe um comentário

Blog Stats

  • 252,134 visitantes

Agenda

setembro 2007
D S T Q Q S S
« ago   out »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Arquivos

Atualizações Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

